07 Dicas Para Fazer um Brigadeiro Perfeito

Olá! Você também ama brigadeiro?

Esse doce que tem gosto de infância, de festinhas, e é tão amado por crianças e adultos.

Hoje o brigadeiro também é chamado de gourmet.

Uma das características do brigadeiro gourmet é a massa mais macia e cremosa.

Fazer um bom brigadeiro não é difícil.

E com as 07 dicas para fazer um brigadeiro perfeito que vou apresentar a partir de agora, ficará ainda mais fácil fazer essa delícia.

Espero que você aproveite bastante cada uma das dicas.

Como fazer um brigadeiro perfeito: 7 dicas imperdíveis

Modéstia à parte, por aqui eu sou a Rainha do Brigadeiro rsrs…

Brincadeiras à parte, considero que faço um bom brigadeiro mesmo.

Faz um bom tempo que faço brigadeiros.

Na época da faculdade eu vendia no ônibus, na sala de aula e nos corredores da instituição.

Vendia também no caminho para o trabalho.

Várias vezes aconteceu das pessoas comprarem um, depois voltarem e comprarem todos os outros que ainda restavam.

Gosto muito de fazer brigadeiro, e esse docinho já mudou tanto a minha vida, que eu resolvi partilhar em detalhes todas as minhas técnicas e segredos em um Curso Digital. O Curso se chama Método Fábrica de Brigadeiros Gourmet, se quiser conhece-lo é só Clicar Aqui.

Mas vamos voltar às dicas que eu prometi.

Espero que goste e que as coloque em prática, e que obtenha excelentes resultados.

1ª Dica-  O leite condensado

O leite condensado é o principal ingrediente no preparo do brigadeiro. É muito importante que ele tenha uma consistência bem grossa e que seja saboroso, independe da marca.

Vale observar na embalagem do leite condensado se está escrito Mistura Láctea Sabor Leite Condensado, esses não são ideais para o preparo de brigadeiros, pois foram apenas saborizados, e não têm a consistência ideal (normalmente são aqueles bem ralinhos), e nem tem um sabor bacana.

2ª Dica – O chocolate

7 dicas para fazer um brigadeiro perfeito

Chocolate em pó: no preparo do brigadeiro, o ideal é utilizar o chocolate em pó 50%. Esse chocolate possui metade da sua formulação de cacau, assim o seu brigadeiro ficará mais saboroso, e não ficará muito doce.

Cacau: é uma ótima opção, pois ele não contém misturas. Ao utilizá-lo no preparo do brigadeiro o docinho ficará com um sabor irresistível. O ideal é usar um cacau alcalino no preparo do brigadeiro, pois esse tipo de cacau passa por um processo em que é retirada toda a sua acidez, e isso diminui o risco de talhar o seu brigadeiro.

Achocolatado: o achocolato em pó possui entre 10% a 15% de cacau e muito açúcar, isso faz com que o brigadeiro caramelize e açucare mais rápido. Além disso, o uso de achocolatado no preparo do brigadeiro pode resultar em um docinho muito enjoativo por causa da quantidade de açúcar do achocolatado + o açúcar do leite condensado. Isso pode impedir o seu cliente de querer consumir mais (se você for comercializar).

3ª Dica – A gordura

Manteiga: a manteiga é uma gordura boa para o brigadeiro, não altera o sabor do doce e contribui para uma boa textura e brilho, no entanto, ela é um ingrediente opcional quando você for utilizar creme de leite na receita.

Ah, é importante que a manteiga seja sem sal e que seja a manteiga extra. A manteiga extra tem um maior percentual de gordura e menor acidez, portanto, é um produto de melhor qualidade.

Margarina: se você optar por usar margarina, ela deve ser sem sal e deve conter em sua composição no mínimo 70% de lipídios. Isso significa a quantidade de gordura que ela possui. No entanto, não é recomendado utilizar margarina no preparo de brigadeiros gourmet.

Creme de leite: prefira um creme de leite com maior percentual de gordura, isso garantirá mais sabor e melhor resultado na massa. O creme de leite na massa do brigadeiro contribui para maior cremosidade e maciez, e o sabor fica menos doce. Ele também pode ajudar a retardar a cristalização do brigadeiro.

4ª Dica – O cozimento

Panela: uma boa panela para se fazer brigadeiro é uma de fundo e laterais grossos, assim o calor se espalha por igual.

A panela de pressão contém essas características. Ela é grossa no fundo e nas laterais, e tem a vantagem de não aquecer demais (como acontece com a panela de inox, por exemplo). Se você tiver uma panela de pressão que não funciona a pressão, e quiser usar, basta cortar as bordas para facilitar o uso.

Fogo: misture bem os ingredientes antes de levar ao fogo. Você pode levar ao fogo alto, mas ao perceber o início da fervura, o fogo deve ser reduzido para médio ou baixo.

Mexa sempre o brigadeiro tomando o cuidado de passar a espátula em todo o fundo e nas laterais da panela, isso é importante para evitar que o brigadeiro queime e forme grumos.

Para mexer o brigadeiro e não criar atrito com a panela, o ideal é utilizar uma espátula de silicone.

5ª Dica – O ponto

O ponto do brigadeiro é bem simples. Quando você perceber que ele já está desgrudando do fundo da panela, pegue uma porção com a espátula e deixe cair sobre o restante da massa. Se o doce cair em blocos, ou seja, não se misturar imediatamente ao restante da massa, quer dizer que já está no ponto.

6ª Dica – O congelamento

O congelamento do brigadeiro pode ser feito sim.

Ao terminar de preparar o brigadeiro, coloque-o sobre um recipiente e cubra imediatamente com plástico filme, etiquete com o nome do sabor e com a data em que foi feita a massa e leve para congelar.

A minha massa fica no congelador por até 40 dias, no entanto, eu sempre sugiro que você faça o teste com a sua, pois pode variar a validade dependendo dos ingredientes utilizados.

Para descongelar, basta deixar fora da geladeira por uma hora antes do uso.

Os brigadeiros podem ser congelados já enrolados, se você optar por isso, depois é só passá-los no confeito.

O tempo de consumo fica reduzido depois do congelamento, sugiro que faça o teste e fique bem atenta(o) com o sabor do seu brigadeiro.

7ª Dica – O tamanho e as embalagens

Tamanho do brigadeiro: para vender, o ideal é fazer brigadeiros de 18 a 20 gramas, sem o confeito. Para festas, o ideal é fazer brigadeiros de 15 gramas.

Embalagem: a embalagem tradicional do brigadeiro é aquela feita de papel plissado impermeável. A mais usada é a número 4.

Para transportar os brigadeiros, vale a pena investir em caixas de papelão com bercinho para encaixar cada brigadeiro. Assim eles não correm o risco de cair e amassar. Essas caixas de papelão, e os bercinhos, são facilmente encontrados em lojas que vendem produtos para confeitaria.

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das dicas!

Se quiser aprender muitos outros segredos para fazer brigadeiros gourmet maravilhosos, sugiro que conheça o Curso Método Fábrica de Brigadeiros Gourmet.

Um forte abraço.