Receita com filé de tilápia: grelhado com molho de limão e ervas

A culinária é uma arte que nos permite explorar sabores, texturas e combinações únicas.

Quando se trata de peixes, a tilápia é uma escolha popular devido à sua carne branca e suave, que combina maravilhosamente com diversos temperos e molhos.

Hoje você vai aprender a preparar uma receita com filé de tilápia que é simples e deliciosa, e que traz à tona o melhor desse peixe versátil.

Esta receita é um verdadeiro exemplo de como ingredientes simples podem se transformar em um prato sofisticado e saboroso.

Então, se você deseja preparar um prato simples, fácil e delicioso para servir para a sua família, esta é a sua receita!

Receita com filé de tilápia: como preparar facilmente

Preparar esta receitinha é muito simples, porém, você deve ficar atento a alguns detalhes importantes:

• Escolha filés frescos: para preparar a receita, o melhor é escolher filés de tilápia frescos, pois a qualidade do peixe faz toda a diferença no sabor final.
  • Marine com antecedência: para que a receita fique perfeita, você deve deixar os filés marinarem por pelo menos 30 minutos na mistura de limão e ervas, isso é essencial para incrementar o sabor.
  • Controle o tempo de cozimento: grelhar os filés por cerca de 3-4 minutos de cada lado é o ponto ideal para garantir que fiquem cozidos, mas ainda úmidos. Evite cozinhar demais, pois isso pode deixar o peixe seco.

Muito bem, agora vamos aos ingredientes e ao modo de preparo:

• 4 filés de tilápia
  • Suco de 2 limões
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 colher de chá de ervas secas (como alecrim, tomilho e manjericão)
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca picada para decorar

Modo de preparo

1. Comece preparando o marinado. Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite de oliva, o alho picado, o sal, a pimenta-do-reino e as ervas secas.

2. Coloque os filés de tilápia em um prato raso e despeje o marinado sobre eles. Certifique-se de que os filés estejam completamente cobertos pelo marinado. Cubra o prato com filme plástico e deixe marinar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Isso permite que os sabores se incorporem aos filés.

3. Pré-aqueça a grelha em fogo médio-alto e unte-a com um pouco de azeite para evitar que os filés grudem.

4. Retire os filés de tilápia da geladeira e escorra o excesso de marinado. Coloque os filés na grelha pré-aquecida.

5. Grelhe os filés por cerca de 3-4 minutos de cada lado, ou até que a tilápia esteja cozida e comece a desfiar com um garfo. O tempo de cozimento pode variar dependendo da espessura dos filés, portanto, fique de olho para evitar que a tilápia fique muito seca.

6. Enquanto os filés estão grelhando, você pode aquecer o marinado restante em uma panela pequena até que ele comece a ferver. Reduza o fogo e deixe ferver por cerca de 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Este molho será usado para regar os filés grelhados.

7. Retire os filés da grelha e coloque-os em pratos individuais.

8. Regue os filés com o molho de limão e ervas quente.

9. Polvilhe com salsa fresca picada para dar um toque de frescor e cor.

10. Sirva imediatamente com acompanhamentos de sua escolha, como arroz, legumes cozidos no vapor ou uma salada verde.

Viu como é fácil preparar essa delícia?

Esta é uma refeição leve, saudável e cheia de sabor, vale a pena fazer.

Um abraço!