Curso de confeitaria é um bom investimento?

O mercado de confeitaria no Brasil está crescendo muito nos últimos anos. Segundo dados da ABIP (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria), em 2012 o faturamento da panificação brasileira cresceu 11,6%, sendo que o valor movimentado foi de R$72,29 bilhões de reais. Nesse cenário, a confeitaria artística está ganhando destaque e gerando muitos empregos e negócios.

Então, se você está pensando em fazer um curso de confeitaria, tenha em mente que essa pode ser realmente uma excelente escolha para ganhar um bom dinheiro, seja trabalhando em padarias e confeitarias, seja investindo no próprio negócio.

Curso de confeitaria e possibilidades de atuação profissional

Como já foi falado acima, o mercado de trabalho para confeiteiros está crescendo muito e oferecendo excelentes oportunidades.

Após fazer o curso de confeitaria você estará apto a atuar em confeitarias e padarias, e terá os conhecimentos necessários para preparar massas, cremes, recheios e coberturas.

Saberá também decorar bolos, massas e tortas, criar receitas e desenvolver maneiras criativas de enfeitar vários tipos de guloseimas. Além disso, saberá como higienizar o ambiente de trabalho, e como manipular alimentos de maneira correta e segura.

Além do curso de confeitaria lhe preparar para atuar no mercado de trabalho, você também será capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para começar o seu próprio negócio, caso assim deseje.

O que a pessoa precisa para fazer um curso de confeitaria?

Normalmente não são necessários muitos pré-requisitos para fazer um curso de confeitaria.

As escolas que oferecem esses cursos exigem apenas que a pessoa tenha idade mínima de 16 anos, e que tenha pelo menos o ensino fundamental.

Mas se você quer realmente fazer um curso de confeitaria e atuar no mercado de trabalho, precisa ter boa vontade para aprender; gostar de estar na cozinha e preparar alimentos; criatividade; vontade de trabalhar (porque a área de confeitaria exige bastante esforço e dedicação).

Também é necessário não se contentar com o básico, é preciso sempre buscar aperfeiçoamento, pois a área de confeitaria está em processo de modernização.

Todos os dias surgem novidades no mercado, e o profissional de confeitaria precisa ficar atento para acompanhar as tendências e oferecer ao mercado tudo o que ele está exigindo.

Custa caro fazer um curso de confeitaria?

Atualmente você encontra cursos de confeitaria que ensinam o básico (ou seja, tudo aquilo que a pessoa precisa saber para começar) por um preço entre R$350,00 a R$500,00 reais.

Mas existem muitos cursos que podem ser feitos pela internet e que custam bem menos que isso.

Os cursos de confeitaria on-line podem ser uma ótima opção se você não tem muito dinheiro para investir num curso presencial.

Eles servem para você começar, mas para se tornar um profissional de confeitaria especializado, mais cedo ou mais tarde você vai precisar investir num curso mais profissional, contudo, mesmo com um curso de confeitaria básico feito pela internet, já dá para você começar a atuar como confeiteiro, basta ter criatividade e se esforçar para aprender sempre mais.

Dica:

==>> Se você tem vontade de trabalhar com confeitaria, que tal começar fazendo trufas, bombons, pirulitos de chocolate e ovos de páscoa decorados? Gostou da ideia? Então Acesse Aqui e Conheça o Curso de Chocolates Artesanais e veja porque o chocolate pode te ajudar a entrar no mercado da confeitaria.

Conclusão

Se você deseja trabalhar com confeitaria, certamente um curso de confeitaria é um ótimo investimento, visto que o mercado está aquecido e está oferecendo ótimas oportunidades para profissionais qualificados que sabem fazer a diferença.

Espero que tenha gostado da matéria!

Abraços!