Como fazer um feijão bem temperado: receita simples

Que tal aprender como fazer um feijão bem temperado? Nada melhor que um delicioso aroma de feijão bem gostoso sendo preparado.

Nesta receita, nós vamos aprender como cozinhar o feijão com uma textura perfeita, também como preparar um tempero delicioso.

Com ingredientes simples e um preparo fácil, você conseguirá aprender como fazer um feijão bem temperado e transformar esse prato do dia a dia em um verdadeiro sucesso.

• 500g de feijão (pode ser preto, carioca, roxinho, etc.)
  • 1 cebola média picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de páprica defumada ou doce
  • 1 colher de chá de colorau (opcional)
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada (opcional, ajuste a quantidade conforme o seu gosto)
  • Sal a gosto
  • 1 litro de água (aproximadamente, pode variar de acordo com o tipo de feijão)
  • Cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado para finalizar

1-Escolha o feijão, retirando possíveis pedrinhas ou impurezas. Lave-o bem em água corrente.

2-Em uma panela de pressão, coloque o feijão e cubra-o com água suficiente para cobrir cerca de 2 a 3 dedos acima do nível do feijão.

3-Deixe o feijão de molho por pelo menos 1 hora, isso ajudará a reduzir o tempo de cozimento e facilitará a digestão.

4-Após o tempo de molho, escorra a água e coloque o feijão novamente na panela de pressão com 1 litro de água limpa. Tampe a panela e leve ao fogo médio-alto.

5-Cozinhe o feijão na pressão por cerca de 20 a 25 minutos após começar a chiar (o tempo pode variar de acordo com o tipo e a qualidade do feijão). Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela.

6-Enquanto o feijão cozinha, prepare o tempero. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo vegetal em fogo médio.

7-Adicione a cebola picada e refogue até que fique transparente, adicione então o alho picado e refogue por mais alguns minutos, tomando cuidado para não queimar o alho.

8-Adicione as folhas de louro, o cominho em pó, a páprica e o colorau (se estiver usando) ao refogado de cebola e alho. Misture bem e deixe cozinhar por mais alguns minutos para liberar os aromas.

9-Se desejar um feijão mais picante, acrescente a pimenta dedo-de-moça picada nesse momento.

10-Quando o feijão estiver cozido, adicione o tempero refogado à panela do feijão. Misture tudo delicadamente.

11-Ajuste o sal de acordo com o seu paladar. Lembre-se de adicionar o sal no final do cozimento, pois se adicionado antes pode dificultar o amolecimento dos grãos.

12-Leve a panela novamente ao fogo e cozinhe o feijão com o tempero por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente para não grudar no fundo da panela.

13-Se o caldo estiver muito líquido, você pode amassar alguns grãos com a colher para engrossar o caldo ou retirar uma concha de feijão, bater no liquidificador e retornar à panela.

14-Desligue o fogo e finalize com cheiro-verde picado (salsa e cebolinha) para dar frescor e sabor ao feijão.

O feijão bem temperado está pronto para ser servido!

Acompanha bem com arroz, carnes, saladas e outros acompanhamentos de sua preferência.

Lembre-se que o tempero pode ser ajustado de acordo com suas preferências pessoais.

Essa é uma receita básica que pode ser adaptada com outros ingredientes e temperos conforme o seu gosto. Bom apetite!