Massa de empadão com creme de leite: receita completa

Uma deliciosa massa de empadão com creme de leite é uma opção versátil e saborosa para quem busca uma refeição completa e irresistível.

Com sua massa macia e dourada envolvendo um recheio cremoso e cheio de sabores, esse prato agrada a todos os paladares. Seja para um almoço em família, um jantar especial ou até mesmo para levar em um pique-nique, essa receita clássica é garantia de sucesso.

Aprenda a preparar essa massa de empadão com creme de leite e desfrute de uma explosão de sabores e texturas em cada mordida.

Ingredientes para a massa

3 xícaras de farinha de trigo

200g de manteiga sem sal gelada

1/2 xícara de creme de leite

1 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio

(Você pode escolher o recheio de sua preferência):

500g de frango cozido e desfiado

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 cenoura ralada

1/2 xícara de azeitonas picadas

Sal e pimenta a gosto

1/2 xícara de molho de tomate

1/2 xícara de água

Salsa picada a gosto

Modo de preparo da massa

1-Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal.

2-Adicione a manteiga gelada cortada em cubos pequenos e misture com as pontas dos dedos até obter uma textura de farofa.

3-Acrescente o creme de leite aos poucos e misture até formar uma massa homogênea.

4-Embrulhe a massa em plástico filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos para descansar.

Modo de preparo do recheio

1-Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.

2-Adicione o frango desfiado e refogue por alguns minutos.

3-Acrescente a cenoura ralada, as azeitonas, o molho de tomate e a água. Tempere com sal e pimenta a gosto.

4-Cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o recheio esteja bem incorporado e o líquido tenha reduzido.

5-Desligue o fogo e adicione a salsa picada. Deixe o recheio esfriar antes de utilizá-lo.

Montagem e finalização

1-Pré-aqueça o forno a 200°C.

2-Divida a massa em duas partes: uma para a base e outra para a tampa do empadão.

3-Em uma superfície enfarinhada, abra metade da massa com um rolo até obter uma espessura de aproximadamente 0,5 cm.

4-Forre o fundo de uma forma de empadão (24 cm de diâmetro) com a massa aberta.

5-Coloque o recheio frio sobre a massa na forma.

6-Abra a outra metade da massa e cubra o empadão, selando bem as bordas.

7-Faça pequenos cortes na superfície da massa para permitir a saída do vapor durante o cozimento.

8-Leve o empadão ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 40 minutos, ou até que a massa esteja dourada.

9-Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar e servir.

Aproveite o seu delicioso empadão!