Cupcake de chocolate simples: receita fácil

Que tal surpreender seus familiares e amigos com uma receita irresistível de cupcake de chocolate simples?

Nesta receita simples, você irá aprender a preparar deliciosos bolinhos macios e saborosos, perfeitos para qualquer ocasião.

Com ingredientes comuns e um passo a passo fácil de seguir, você será capaz de criar uma sobremesa irresistível que certamente agradará a todos.

Então, coloque seu avental, ligue o forno e vamos começar a preparar essa receita de cupcake de chocolate simples que vai conquistar o seu paladar!

• 1 ¾ xícaras de farinha de trigo
  • 1 ½ xícaras de açúcar
  • ¾ xícara de cacau em pó ou chocolate em pó
  • 1 ½ colheres de chá de fermento em pó
  • 1 ½ colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 ovos grandes
  • 1 xícara de leite
  • ½ xícara de óleo vegetal
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • 1 xícara de água fervente

Para a cobertura:

• 225g de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara de creme de leite

1-Pré-aqueça o forno a 180°C e coloque as forminhas de papel na forma de cupcake.

2-Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo, o açúcar, o cacau em pó, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem.

3-Adicione os ovos, o leite, o óleo vegetal e o extrato de baunilha à mistura seca. Bata em velocidade média com uma batedeira elétrica por cerca de 2 minutos, até obter uma massa homogênea.

4-Reduza a velocidade da batedeira e adicione a água fervente. A massa ficará líquida, mas é normal. Continue batendo por mais alguns segundos até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

5-Despeje a massa nas forminhas de papel, preenchendo cerca de 2/3 de cada uma.

6-Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 18-20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de um cupcake saia limpo.

7-Enquanto os cupcakes estão assando, prepare a cobertura. Coloque o chocolate picado em uma tigela e reserve. Aqueça o creme de leite em uma panela em fogo médio-alto até começar a ferver. Despeje o creme de leite quente sobre o chocolate picado e mexa até obter um ganache liso e brilhante.

8-Retire os cupcakes do forno e deixe-os esfriar completamente antes de decorar.

9-Depois que os cupcakes estiverem frios, coloque o ganache de chocolate em um saco de confeitar com um bico de sua escolha e decore os cupcakes a gosto.

Se desejar, você pode adicionar confeitos ou raspas de chocolate por cima dos cupcakes para decorar.

Aproveite seus deliciosos cupcakes de chocolate!