Como fazer macarrão com queijo: receita deliciosa

Delicioso, cremoso e reconfortante, o macarrão com queijo é um prato clássico que agrada a todos os paladares.

Com sua combinação irresistível de macarrão cozido al dente envolto em um molho de queijo derretido, é uma opção perfeita para uma refeição rápida e deliciosa.

Seja como acompanhamento ou como prato principal, o macarrão com queijo é uma verdadeira tentação que desperta memórias de infância e enche a casa com um aroma irresistível.

Com esta receita simples e fácil de seguir, você poderá desfrutar desse prato clássico em sua própria cozinha, trazendo conforto e satisfação à sua mesa.

Prepare-se para saborear cada garfada desse prazer gastronômico e compartilhe com seus familiares e amigos essa experiência simplesmente deliciosa.

Vamos lá, mãos à obra!

• 300g de macarrão (escolha o tipo de sua preferência, como macarrão parafuso ou cotovelos)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 2 xícaras de queijo cheddar ralado (ou qualquer outro queijo de sua preferência)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1/2 colher de chá de mostarda em pó (opcional)
  • 1/4 de colher de chá de páprica (opcional)
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado (opcional)

1-Em uma panela grande, ferva água suficiente para cozinhar o macarrão. Adicione uma pitada de sal à água fervente e cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem até que esteja al dente. Escorra o macarrão e reserve.

2-Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho de queijo. Em outra panela em fogo médio, derreta a manteiga até que esteja completamente derretida. Adicione a farinha de trigo e mexa bem, cozinhando por cerca de 1 minuto.

3-Gradualmente, adicione o leite à panela, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos. Cozinhe o molho até que comece a engrossar, mexendo ocasionalmente.

4-Reduza o fogo para baixo e adicione o queijo cheddar ralado ao molho, reservando um pouco para polvilhar no topo. Mexa até que o queijo esteja completamente derretido e o molho esteja bem incorporado. Se estiver usando, adicione a mostarda em pó e a páprica, misturando bem.

5-Tempere o molho com sal e pimenta a gosto. Lembre-se de que o queijo já pode ser salgado, então adicione sal com moderação.

6-Adicione o macarrão cozido ao molho de queijo na panela, misturando bem para garantir que cada pedaço de macarrão esteja coberto pelo molho de queijo cremoso.

7-Pré-aqueça o forno a 180°C. Transfira o macarrão para uma assadeira untada ou refratário. Espalhe o queijo cheddar ralado reservado (ou queijo parmesão ralado) por cima para formar uma camada crocante.

8-Asse o macarrão no forno por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e borbulhante.

9-Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de servir. O seu macarrão está pronto para ser saboreado!

Essa receita rende aproximadamente 4 porções. Fique à vontade para ajustar as quantidades de queijo ou adicionar outros ingredientes, como bacon, tomate ou ervas.

Bom apetite!