Como fazer doces finos maravilhosos: 5 dicas de sucesso!

Escola de Receitas destaque

Saber como fazer doces finos é muito importante para quem deseja se destacar no mercado de fabricação e venda de doces artesanais.

Os doces tradicionais são ótimos para quem quer ganhar dinheiro vendendo doces, no entanto, os doces finos são os astros, os que mais dão lucro e os que garantem mais fama e mais clientes.

Mas como fazer essas maravilhas?

Quais são as diferenças existentes entre os doces finos e os doces tradicionais?

No texto abaixo eu vou responder essas perguntas e mostrar vários exemplos de doces finos que você pode fazer facilmente.

Venha comigo e se surpreenda!!!

As diferenças entre os doces finos e os doces tradicionais

Os doces finos são assim denominados porque eles são diferenciados perante os tradicionais.

São feitos em diversos formatos e decorados com mais requinte.

Também são embalados com embalagens especiais e que dão destaque à beleza deles.

Além disso, são feitos com ingredientes de melhor qualidade, e muitas vezes são utilizados ingredientes mais sofisticados, que dão um charme todo especial a esses docinhos maravilhosos.

Todo esse cuidado tem um objetivo: encantar.

Os doces finos são os queridinhos presentes em ocasiões especiais, como festas de formatura, casamento, bodas, e outras comemorações que exigem qualidade, requinte e bom gosto.

Além disso, os doces finos também são utilizados para presentear pessoas queridas em datas especiais, como aniversário de casamento, dia dos namorados, dia das mães, etc.

O mercado de doces finos é muito lucrativo, e quem trabalha fazendo essas guloseimas lucra o ano inteiro, afinal, as pessoas estão sempre fazendo comemorações, e não dispensam essas delícias maravilhosas.

Como fazer doces finos incríveis!

Agora vamos falar sobre como fazer doces finos maravilhosos capazes de encantar a todos.

Para aprender a fazer doces finos você não precisa de receitas especiais.

Na verdade, você pode transformar uma receita de um bombom trufado de morango comum em um bombom trufado fino, por exemplo.

O que vai fazer toda a diferença são os ingredientes utilizados, a decoração, o formato e a embalagem.

Portanto, para fazer doces finos você pode utilizar receitas comuns, desde que capriche nos itens que eu falei acima.

No meu Curso de Chocolates Artesanais eu mostro como preparar diversas receitas, e mostro também como fazer decorações incríveis capazes de deixar os doces simplesmente maravilhosos!

Então, se você quiser ganhar tempo, e aprender a preparar doces finos com rapidez, segurança, qualidade e economia, pode adquirir o curso e começar a se encantar com esse universos maravilhoso!

Mais abaixo eu vou mostrar vários exemplos de doces decorados que eu ensino a fazer lá no meu Curso de Chocolates Artesanais, fique atenta(o)!

Mas agora vamos esmiuçar um pouco mais as coisas que você deve observar quando for preparar doces finos, seja para vender ou simplesmente para encantar familiares e amigos.

1 – Aprenda as técnicas e os segredos e pratique constantemente

Fazer doces finos não é difícil, mas existem técnicas e segredos que tornam o trabalho mais profissional, encantador, econômico e prazeroso.

Você precisa aprender e dominar técnicas de derretimento e temperagem do chocolate, precisa aprender a trabalhar com pasta americana, precisa conhecer o prazo de validade dos doces e as formas de armazená-los.

Além disso, precisa também conhecer os materiais, ingredientes e instrumentos que podem ser utilizados para fazer as decorações nos doces.

Aprender tudo isso sozinha(o) pode levar muito tempo, e gerar gastos e desgastes desnecessários. É por isso que o indicado é fazer um curso para agilizar, facilitar e baratear o processo.

Mas além de aprender as técnicas e segredos, é importante que você pratique o que aprendeu com frequência, afinal, somente à pratica te ajudará a fazer doces realmente incríveis, portanto, pratique sempre que possível.

2 – Nunca use ingredientes de má qualidade

Doces finos precisam ser feitos com ingredientes de ótima qualidade.

Não caia na tentação de utilizar matéria-prima de qualidade duvidosa para fazer os seus doces, isso resultará em um produto final de qualidade inferior, o que poderá afetar negativamente a sua reputação perante os seus clientes.

Tenha especial atenção com o chocolate que utilizar para preparar os doces.

Muita gente, para baixar custos, ou para diminuir o tempo de preparação dos doces, utiliza coberturas ao invés de chocolate nobre. Isso é um erro grave.

As coberturas, sejam fracionadas ou hidrogenadas, de forma alguma se comparam ao chocolate nobre, portanto, ao utilizá-las seus doces não ficarão com uma boa qualidade, e não poderão ser considerados doces finos.

Se você tem dificuldades para trabalhar com o chocolate nobre, o recomendado é aprender primeiro as técnicas para se trabalhar com ele para depois se arriscar a produzir doces finos.

3 – Aprenda a fazer decorações primorosas

As decorações dos doces finos precisam ser encantadoras, afinal, os clientes desejam docinhos que realmente deixem suas festas mais bonitas e requintadas.

Você pode fazer lindas decorações utilizando os mais diversos recursos.

Por exemplo, é possível fazer decorações incríveis utilizando chocolate colorido, arabescos de chocolate, pasta americana, corantes em pó, transfer, frutas desidratadas, nozes, castanhas.

Enfim, com um pouco de criatividade e disposição é possível fazer decorações que realmente encantem as pessoas.

No meu Curso de Chocolates Artesanais eu ensino a fazer decorações surpreendentes utilizando diversos recursos.

Veja abaixo alguns exemplos de doces que foram decorados utilizando as técnicas e segredos que eu ensino no curso.

Bombons finos decorados

bombons finos decorados

Trufas finas decoradas

trufas finas decoradas

Doces finos diversos decorados (pão de mel e pirulitos)

doces finos diversos decorados

Ovos de páscoa finos decorados

Sim! Ovos de páscoa também podem ser considerados doces finos quando feitos com ingredientes de qualidade e lindamente decorados.

Além das decorações, eu ensino a preparar diversas receitas de doces que você fazer facilmente na sua casa, seja para vender ou parar o consumo próprio.

Também ensino os segredos para se trabalhar com o chocolate nobre.

Além disso, falo sobre armazenamento, embalagem, precificação, vendas e muito mais!

4 – Capriche na embalagem

Para valorizar a beleza dos seus doces você precisa utilizar embalagens bonitas que deem um aspecto de requinte a eles.

Existem diversas opções de embalagens no mercado, mas nada impede que você utilize a sua criatividade e crie as suas próprias embalagens.

O importante é que as embalagens sejam bonitas e que destaquem a beleza dos doces.

5 – Armazene os seus doces corretamente

Para que os seus doces finos mantenham a qualidade e o encanto, é importante que você os armazene de maneira correta.

Armazená-los de forma inadequada pode prejudicar a decoração, o sabor e o aspecto geral dos doces.

Também é preciso ter especial atenção com os ingredientes que são utilizados para o preparo das delícias, pois se você armazená-los de maneira inadequada, a qualidade dos doces feitos com eles poderá ser prejudicada.

Considerações finais

Como fazer doces finos é uma dúvida muito comum experimentada pelas pessoas que resolvem se aventurar no mercado de doces artesanais, mas infelizmente são poucas as que buscam aprender as técnicas e segredos para fazer doces finos de qualidade.

Os doces finos estão sempre presentes nas festas, e a demanda por eles acontece o ano inteiro, portanto, produzir esses doces para vender pode dar bastante lucro para quem souber aproveitar as oportunidades disponíveis.

Para ter sucesso nesse mercado é importante se qualificar, por isso, fazer um bom Curso é muito importante para quem deseja se destacar e conquistar mais clientes.