Como fazer batata doce: passo a passo e dicas

Vem aprender como fazer batata doce, ela é um alimento versátil e nutritivo, que pode ser preparado de diversas formas.

Uma das maneiras mais simples e saborosas de desfrutar desse tubérculo é assando-o no forno.

Nesta receita, você aprenderá como fazer batata doce assada, um prato fácil de preparar e que agrada a todos os paladares.

As batatas-doces são cortadas em pedaços, temperadas com azeite de oliva, sal e especiarias, e assadas até ficarem macias por dentro e douradas por fora.

O resultado é uma combinação irresistível de textura cremosa e sabor adocicado, que faz desta receita uma escolha saudável e deliciosa.

Acompanhe-nos neste passo a passo para descobrir como obter batatas-doces assadas perfeitamente crocantes por fora e macias por dentro.

• 2 batatas-doces médias
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de páprica (opcional)
  • 1/2 colher de chá de alho em pó (opcional)
  • Pimenta-do-reino a gosto

1-Pré-aqueça o forno a 200°C.

2-Lave bem as batatas-doces para remover qualquer sujeira. Se desejar, descasque-as, mas a casca pode ser consumida, pois é rica em nutrientes.

3-Corte as batatas-doces em pedaços de tamanho uniforme, cerca de 2-3 cm de espessura. Isso garantirá que as batatas assem de maneira uniforme.

4-Em uma tigela grande, misture o azeite de oliva, o sal, a páprica, o alho em pó (se estiver usando) e a pimenta-do-reino. Adicione as batatas-doces cortadas e misture bem para que todos os pedaços fiquem cobertos com a mistura temperada.

5-Forre uma assadeira com papel manteiga ou unte-a levemente com azeite de oliva para evitar que as batatas grudem. Coloque as batatas-doces na assadeira em uma única camada, deixando um pequeno espaço entre elas.

6-Leve a assadeira ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 25-30 minutos, ou até que as batatas estejam macias e douradas. Para garantir o cozimento adequado, vire as batatas com uma espátula na metade do tempo de cozimento.

7-Retire as batatas-doces do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.

8-Você pode desfrutar das batatas-doces assadas como acompanhamento de uma refeição principal ou como um lanche saudável. Elas são deliciosas e nutritivas!

Observação: O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho das batatas e a potência do seu forno. Verifique a maciez das batatas com um garfo para determinar se estão prontas.

6 variações para você experimentar como fazer batata doce assada

1- Assada com Ervas:

Após temperar as batatas-doces com azeite, sal e pimenta, adicione ervas frescas picadas, como alecrim, tomilho ou salsa. Isso adicionará um aroma delicioso e um toque extra de sabor às batatas.

2- Assada com Parmesão:

Polvilhe queijo parmesão ralado sobre as batatas-doces antes de levá-las ao forno. O queijo irá derreter e formar uma crosta dourada e crocante, adicionando um sabor rico e salgado às batatas.

3Assada com Canela:

Para uma opção doce, polvilhe as batatas-doces cortadas com uma mistura de canela em pó e açúcar mascavo antes de assá-las. A combinação da doçura natural da batata com o aroma da canela é irresistível.

4Assada Picante:

Se você gosta de comida apimentada, adicione uma pitada de pimenta caiena ou pimenta em pó às batatas-doces temperadas antes de assá-las. Isso dará um toque picante e um pouco de calor às batatas.

5-Assada com Alho:

Adicione alho fresco picado ou alho em pó à mistura de temperos para dar às batatas-doces um sabor deliciosamente aromático. O alho adiciona um toque de sabor robusto que combina perfeitamente com a batata doce.

6-Assada com Limão:

Após assar as batatas-doces, regue-as com suco de limão fresco antes de servir. O limão adicionará um toque cítrico refrescante que realça o sabor natural das batatas.

Sinta-se à vontade para experimentar diferentes combinações de temperos e ingredientes de acordo com o seu gosto pessoal. As batatas-doces assadas são altamente personalizáveis e versáteis, permitindo que você crie diferentes sabores e experiências gastronômicas.