Como cozinhar grão-de-bico: para salada e na panela de pressão

Hoje você vai aprender como cozinhar grão-de-bico para salada e na panela de pressão.

Vamos lá?

O grão-de-bico é uma leguminosa muito versátil e nutritiva, que pode ser utilizada em uma variedade de pratos.

Rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o grão-de-bico é um alimento bastante saudável e ideal para vegetarianos e veganos que procuram uma fonte de proteína vegetal.

No entanto, para que possamos aproveitar ao máximo os benefícios do grão-de-bico, é importante cozinhá-lo corretamente.

O primeiro passo é deixar o grão-de-bico de molho em água por pelo menos 8 horas antes do cozimento.

Isso ajuda a reduzir o tempo de cozimento e também torna o grão-de-bico mais fácil de digerir.

Depois de deixar o grão-de-bico de molho, o próximo passo é cozinhá-lo.

Existem diferentes métodos de cozimento, como cozinhar em panela de pressão, panela comum ou usando uma panela elétrica.

Como cozinhar grão-de-bico corretamente na panela de pressão, panela comum e na panela elétrica

Na panela de pressão, o grão-de-bico pode ser cozido em cerca de 20 a 30 minutos (após a panela pegar pressão).

Na panela comum, o tempo de cozimento pode variar de 60 a 90 minutos, dependendo da qualidade do grão-de-bico.

Já na panela elétrica, o tempo de cozimento pode ser um pouco maior, mas o resultado final é o mesmo.

É importante lembrar que o grão-de-bico deve ser cozido até ficar macio, mas não desmanchando.

Se ficar muito mole, pode ser difícil de manusear em algumas receitas.

Além disso, o grão-de-bico também pode ser assado no forno para fazer petiscos crocantes.

Para isso, basta escorrer o grão-de-bico cozido, adicionar temperos como páprica, cominho, azeite e sal, e assar no forno a 200°C por cerca de 30 minutos, ou até que estejam crocantes.

Independentemente do método de cozimento escolhido, o grão-de-bico é uma opção versátil e saudável para incluir em sua dieta.

Experimente adicioná-lo em saladas, sopas, ensopados ou até mesmo em sobremesas como brownies de grão-de-bico.

As possibilidades são infinitas!

Grão-de-bico para salada

Agora vamos falar sobre como cozinhar grão-de-bico para salada.

Se você tem essa dúvida, então chegou a hora de solucioná-la.

Cozinhar grão-de-bico para salada é muito fácil.

Basta seguir os passos abaixo:

• 1 xícara (chá) de grão-de-bico seco
  • Água suficiente para cobrir o grão-de-bico
  • Sal a gosto

1 – Lave bem o grão-de-bico em água corrente.

2 – Depois coloque ele em uma tigela grande e cubra com água. Deixe de molho por 8 a 12 horas.

3 – Após o período de molho, escorra a água e lave o grão-de-bico novamente em água corrente.

4 – Coloque o grão-de-bico em uma panela e adicione água suficiente para cobri-lo (a água deve ficar com 2 centímetros acima dele), em seguida adicione sal a gosto.

5 – Leve a panela ao fogo alto e deixe ferver. Em seguida, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que o grão-de-bico esteja macio, mas ainda firme.

6 – Retire do fogo, escorra a água e deixe esfriar antes de usar na salada.

Você pode adicionar outros temperos e ingredientes ao cozinhar o grão-de-bico para dar mais sabor, como folhas de louro, alho, cebola, pimenta-do-reino, entre outros.

Após o cozimento, você pode usar o grão-de-bico em saladas de diferentes maneiras.

Por exemplo, ele pode ser misturado com outros vegetais, como tomate, pepino, cenoura e cebola, e temperado com azeite, limão e ervas frescas, como manjericão e coentro.

Você também pode adicionar queijos, frutas ou nozes para dar mais sabor e textura à sua salada de grão-de-bico.

Receitas deliciosas com grão-de-bico

Muito bem, agora que você já sabe como cozinhar grão-de-bico, vamos apresentar algumas receitas deliciosas que você pode fazer com essa leguminosa.

Homus de grão-de-bico

O homus é uma pasta deliciosa e saudável feita com grão-de-bico, tahine, suco de limão e temperos.

É uma ótima opção para lanches ou como acompanhamento para legumes frescos ou pão pita, por exemplo.

• 1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
  • 2 colheres (sopa) de tahine
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão fresco
  • 1 dente de alho picado
  • 1/4 colher (chá) de cominho em pó
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal a gosto

1 – Adicione o grão-de-bico, o tahine, o suco de limão, o alho e o cominho em um processador de alimentos, em seguida bata até formar uma pasta homogênea.

2 – Depois adicione o azeite e o sal a gosto e bata novamente até que tudo esteja bem incorporado.

3 – Sirva em um prato, regado com azeite extra virgem e polvilhado com páprica.

Salada de grão-de-bico

Esta salada de grão-de-bico é uma refeição completa e saudável, perfeita para o almoço ou jantar.

É rica em proteínas, fibras e vitaminas, e é fácil de fazer.

• 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
  • 1 pepino pequeno picado
  • 1 tomate médio picado
  • 1 cebola roxa pequena picada
  • 1/4 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
  • 1/4 xícara (chá) de salsinha picada
  • 1/4 xícara (chá) de hortelã picada
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 – Em uma tigela grande, misture o grão-de-bico cozido, o pepino, o tomate, a cebola roxa, as azeitonas, a salsinha e a hortelã.

2 – Agora vamos fazer o molho. Em outra tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino.

3 – Em seguida despeje o molho sobre a salada de grão-de-bico e misture bem.

4 – Sirva fria ou em temperatura ambiente

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das dicas apresentadas aqui, e que elas te ajudem a fazer refeições deliciosas com o grão-de-bico.

Ah, e não se esqueça de compartilhar o link desta postagem com os seus amigos, pois eles também podem querer aprender os segredos para cozinhar grão-de-bico corretamente.